A Reforma Psiquiátrica em 1988, foi para extinção dos manicômios, marcando um novo movimento na luta contra a exclusão e a discriminação.
A lei 10.216 de 06 de abril 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e direciona o modelo assistencial de saúde mental. Diário Oficial da União, Brasília DF, 09 abril. 2001. Seção 1.
Diante desse quadro os pacientes são atendidos em Hospitais Gerais de forma Humanizada. Para isso é necessário de capacitação aos cuidados com o paciente portador de Doença Mental tanto aos cuidados, nas emergências psiquiátricas e agitação.
O Enfermeiro durante a graduação, assim com Técnico de Enfermagem e profissionais, nem sempre recebe a ênfase na formação especifica na área da enfermagem psiquiátrica. A falta de conhecimento dificulta a assistência prestada a esses pacientes e os doentes com transtornos mentais assim como outros pacientes podem apresentar intercorrências durante a internação.
A resolução do COFEN-Nº 678/2021:
Art. 2º Para atuar em Equipe de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica o Enfermeiro deverá, preferencialmente, ter pós-graduação em Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica ou Atenção Psicossocial.
© Giovana Ortiz Enfermeira Psiquiátrica | COREN-SP 436889